Fazendo um mini sistema de hidroponia


Os principais fatores de qualidade da hidroponia

1 – A temperatura da solução ideal para as plantas cultivadas em hidroponia está na faixa de 18ºC a 24ºC no verão e 10ºC a 16ºC no inverno.

2 – Nível de oxigênio na solução deve manter a absorção de nutrientes pelas raízes. A oxigenação da solução nutritiva pode ser feita durante a circulação da solução no retorno ao reservatório ou com a aplicação de ar comprimido ou oxigênio.

3 – Condutividade elétrica, esse controle determina quanto adubo há na solução (quantidade de íons). Quanto mais íons tivermos na solução, maior será a condutividade elétrica, e vice-versa.
As medidas ideais da solução ficam na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, que corresponde a 1.000 à 1.500 ppm de concentração total de íons na solução.
Valores acima dessa faixa são prejudiciais à planta, podendo cessar o crescimento e até mesmo a morte das plantas. Valores inferiores indicam a deficiência de algum elemento.
Ao fazer a medida se o valor estiver muito alto, adicione água à mistura aos poucos e vá medindo até atingir o ponto médio. Se o valor estiver muito abaixo, adicione aos poucos e em igual quantidade os componentes “A e B” à mistura aos poucos e vá medindo até atingir o ponto médio.

4 – O pH da solução nutritiva é muito importante no cultivo em hidroponia, pois, as plantas não conseguem sobreviver com valores abaixo de 3,5. As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5.

O kit destes medidores custam em média R$ 40,00 no mercado livre.

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA>>>


Páginas: 1 2 3 4 5

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *