Fazendo um mini sistema de hidroponia


Monitoramento do sistema hidropônico

A solução é consumida constantemente pela planta e observa-se uma redução do seu volume no tanque de solução. Esse volume deverá ser reposto não com solução nutritiva e sim com água pura. Pois as plantas absorvem muito mais água do que nutrientes e como a solução nutritiva é uma solução salina, seu excesso leva a uma salinização deste meio. Esta a necessidade de medir a condutividade e dureza da água, para decidir o momento de repor os nutrientes.

Durante o processo de absorção de nutrientes as raízes das plantas vão alterando o pH da solução nutritiva. Esse pH significa a acidez ou alcalinidade da solução nutritiva foi alterada.
As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5, por essa razão toda vez que a medição der alterada, completar o volume da solução com água e medir o pH novamente.
Se estiver fora desta faixa de 5,5 a 6,5, ele deverá ser ajustado com ácido se estiver acima de 6,5 e, com base caso esteja abaixo de 5,5.

Como baixar e elevar o ph em hidroponia

1 – Para baixar o PH da solução nutritiva necessita de um ácido, use sumo de limão, deve pingar algumas gotas de limão, pouco de cada vez, e ir medindo o PH da solução nutritiva até obter o resultado pretendido. Pode, também, usar vinagre. O vinagre também é um ácido e vai baixar o PH da sua solução nutritiva.

Outra solução é o creme tártaro também chamado de cremor tártaro, bitartarato de potássio ou hidrogeno tartarato de potássio. Os cristais de bitartarato de potássio não são prejudiciais à saúde e que, se ingeridos, não oferecem nenhum risco.

2 – Para elevar o PH de forma natural use uma pitada de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio, ou hidrogenocarbonato de sódio, ou carbonato ácido de sódio, é composto da fórmula NaHCO, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.
O bicarbonato de sódio alcaliniza e eleva o pH.

Espero ter ajudado, ao assistir o vídeo no youtube, inscreva-se no nosso canal. Clique no like (positivo) e clique no sininho para receber nossas notificações.

 

<<<VOLTAR PRIMEIRA PÁGINA


Páginas: 1 2 3 4 5

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *