Dicas para um bolo perfeito


Dicas para um bolo perfeito

Dicas para um bolo perfeito

 

  • Preaquecer o forno é o primeiro passo na hora de fazer um bolo, sempre. Forno frio não assa nada perfeitamente e, para crescer, a massa precisa de choque térmico. O tempo mínimo de preaquecimento é de 20 minutos, portanto, não coloque a forma de bolo dentro do forno antes desse tempo. A temperatura média de cozimento de bolos é 180 ˚C, mas pode variar para um pouco menos ou mais, dependendo da receita e do forno.
  • Às vezes, a temperatura que o forno indicada não está certa, sinal de que o seu forno precisa ser regulado. Para se certificar, coloque um termômetro de forno no centro dele e acenda em 200 °C, por exemplo, como se fosse preaquecer. Se a temperatura indicada no termômetro estiver muito diferente da do forno, chame um técnico para resolver esse problema. Isso vale para todo mundo, principalmente se você fizer doces para encomendas.
  • Certifique-se de que os ingredientes estão em temperatura ambiente, principalmente os ovos, se você não mora em um lugar muito quente, nem precisa guardá-los na geladeira. Algumas receitas específicas pedem ingredientes gelados, como o leite, mas isso não é muito comum.
  • Falando em ingredientes, o fermento deve estar fresco. Fique de olho na data de validade, mas se ainda estiver em dúvida, existe um método para saber se ele ainda está bom para ser usado: para saber se o fermento químico está “vivo”, coloque ½ colher de chá numa tigela pequena e despeje ¼ de xícara (60ml) de água fervendo em cima, se estiver bom deve se formem muitas bolhas.
  • O fermento é a última coisa a ser adicionada à massa. Ele não deve ser batido demais, portanto, o incorpore com delicadeza até ter certeza de que a mistura está homogênea.
  • Colocou o bolo dentro do forno? Aguente firme e não abra a porta nos primeiros 20 minutos.

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *