Afiando fresa de tupia
A lâmina tupia tem o mesmo perfil que um formão ou um plaina. Um dos lados tem um chanfro de cerca de 25 graus e o outro lado é plano.
Mergulhe a pedra de amolar em um recipiente com água aproximadamente 1 hora.
Se a fresa tiver um rolamento limitador, remova-o soltando o parafuso central da base com uma chave de fenda.
Coloque a pedra de amolar sobre uma superfície plana e molhe a superfície da pedra.
Coloque o lado plano da fresa na pedra e mova para frente e para trás no sentido do comprimento da pedra com pressão equilibrada e moderada até que a água da superfície engrosse e fique com uma cor cinza. Verifique se lâmina está brilhando como aço polido.
Lave a pedra e retorne à superfície plana e molhe a superfície da pedra.
Coloque o lado chanfrado da fresa sobre a pedra com a ponta voltada para frente, incline a borda chanfrada da fresa pressionando para baixo e afie exercendo uma força descendente moderada enquanto empurra a fresa para frente e para trás ao longo do comprimento da pedra. Quando a água ficar bem cinza escuro, passe um dedo no lado liso da fresa e verifique se há rebarba na borda da lâmina. Lave a pedra e continue afiando o chanfro até sentir uma rebarba na parte plana do fio de corte.
Nota: Inicie afiando na parte grossa da pedra de afiar e termine na parte fina da pedra.
Retire a rebarba afiando alternativamente a face e a borda chanfrada, a cada passada exercendo uma força menor até que não consiga sentir rebarbas nas bordas e chanfros.