Utensílios para cozinha

Cortadores – Peneiras – Cozinha profissional e básica

Cortadores – Peneiras – Cozinha profissional e básica

Os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes, podemos citar as bolinhas cerâmicas também conhecidas como feijões de cerâmica, forminhas, fôrmas decorativas, grade para confeitaria, cortador de biscoito ou massa, peneiras, carretilha, escorredor e polvilhador.. Estes utensílios são extremamente necessários na cozinha, pois são auxiliares no preparo de uma infinidade de receitas.

  • Bolinhas cerâmicas para assar, também conhecidos como feijões de cerâmica ou metais. São usados para fazer peso sobre a massa de torta e quiches, evitando crostas, bolhas e rachaduras, distribuindo o calor uniformemente ao pré assar a massa. Para que as bolinhas não grudem na massa é necessário colocar papel-manteiga entre a massa e as bolinhas. Pode-se também usar feijões no lugar das bolinhas cerâmicas, mas depois de ir ao forno, os feijões ficam ressecados e não servem mais para cozinhar, eles devem ser guardados num pote para uso exclusivo como peso de massa.
    Forminhas são fabricadas normalmente de metais, tem em vários formatos, redondas ou com desenhos variados, com paredes onduladas. São usadas para assar: tortas pequenas, bombas, madalenas, pequenos bolos, empadinhas, entre outros.
  • Grade para confeitaria ou Suportes para bolo e pães São suportes com grade de metal, abertos e com pés. São usados para esfriar pães e bolos, o ar circular sob o pão para esfriar.
  • Assadeiras ou fôrmas decorativas. São usadas para fazer pães, pudins no vapor ou assados, gelatinas, musses, sorvetes, etc, com formatos variados.
  • Cortadores de biscoitos e massa, normalmente de metal, tem formatos variados: geométricos, flores, animais, com os lados verticais. São usados para cortar massa de biscoitos, bolos, etc.
  • Carretilha é uma roda serrilhada com cabo de madeira, é usada para dar um acabamento decorativo e cortar massa de pastéis e tortas.
  • Escorredor geralmente tem forma de bacia e furado, com vários tamanhos uma ou duas alças. É usado para escorrer água do macarrão e legumes cozidos, para lavar frutas, verduras e legumes.
  • Polvilhador é um recipiente com tampa furada como peneira. É usado para arejar a farinha, salpicar açúcar sobre uma sobremesa, para formar desenhos decorativos, como saleiro com buracos grandes .
  • Escorredor de salada é uma peneira de metal ou utensílio de plástico giratório, usado para retirar o excesso de água das folhas de salada.

  • Peneiras fabricadas de metal, plástico ou madeira, com malhas, aberturas e fios com diferentes tamanhos. As cônicas ou chinesas, são ideais para coar ingredientes líquidos em recipientes estreitos como jarros e potes. As Peneiras redondas, são indicadas para líquidos e secos em tigelas e recipientes de boca larga, existem em vários formatos e tamanho. Peneira para fritura, como nome já diz é usada para facilitar a fritura por imersão de uma infinidade de alimentos.
  • Separador de ovos é uma colher redonda com furos ou fendas. Faz com que a clara escorra, retendo a gema no seu interior.
francisco

Recent Posts

Mofo x Fungos

Mofo x Fungos Mofo x Fungos desvendando os mistérios dos microrganismos domésticos Mofo x Fungos,…

2 meses ago

Higienização e limpeza de refrigeradores e freezers

Higienização e limpeza de refrigeradores e freezers Guia completo para higienização e limpeza de refrigeradores…

2 meses ago

Limpeza e higienização de fogão e forno

Limpeza e higienização de fogão e forno   Guia completo para limpeza e higienização de…

2 meses ago

Higienização e limpeza para o banheiro

Higienização e limpeza para o banheiro   Dicas para Manter o Ambiente Impecável O banheiro…

2 meses ago

Higienização e Limpeza de Box de Banho

Higienização e Limpeza de Box de Banho de Vidro Temperado Dicas e Orientações   Higienização…

2 meses ago

Dicas de Segurança para Usar Estilete com Confiança

Usar um estilete pode ser uma tarefa simples, mas é importante lembrar que ele é…

2 meses ago