Pegador – descaroçador – Utensílios de cozinha profissional e básico


Os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes crus e cozidos. Dentre suas diversas utilidades podemos citar: tirar a pele, drenar, moldar, tirar caroços, ralar e amassar.

Se usarmos utensílios comuns e a receita der errado, será quase impossível saber onde o problema ocorreu. E para o conforto no trabalho, é muito mais fácil usar bons utensílios.

utensilhos_2

1 – Tenaz (Pegador) é uma peça de aço inoxidável cujas extremidades se juntam quando apertadas. Usada para pegar e transferir alimentos delicados.

2 – Concha, existem conchas de vários tamanhos com cabo longo. É usada para manusear líquidos, algumas têm um bico de um dos lados para facilitar o manuseio de líquidos.

3 – Escumadeira tem forma de círculo grande e achatado com vários furos pequenos ou malha no centro. Serve para retirar alimentos de líquidos e óleos, resíduos e gordura da superfície de cozimentos e frituras.

4 – Colher com furos é uma colher grande e achatada com furos em toda a superfície. Serve para tirar e escorrer alimentos e também para retirar nata e resíduos.

5 – Descaroçador é usado para retirar caroço de cereja ou de azeitona. Feito de aço inoxidável ou alumínio, consiste de duas hastes ligadas no centro. Uma haste tem um suporte para a azeitona e a outra um dente para retirar o caroço. Outro modelo em forma de cilindro é usado para retirar o miolo de frutas como maçã por exemplo.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *