Técnicas culinárias


Cozinhar é uma das mais gratificantes atividades humanas, onde a atenção, a sensibilidade e o prazer de receber e servir são ingredientes fundamentais. Dessa forma, a gastronomia vem, arrebatando adeptos em todo o mundo, pessoas que buscam conhecimentos técnicos para associar aos seus talentos, para montar pratos que deixe as pessoas satisfeitas tanto pela apresentação, como pelo paladar.

A gastronomia se expressa por meio dos hábitos alimentares de cada povo, legado que passa de geração em geração desde a pré-história, quando os nossos antepassados partilhavam os alimentos que preparavam de acordo com os recursos disponíveis nas regiões onde viviam. Cada povo criou sua cozinha, com a seleção de alimentos que dispunham em sua região e tradição de sua cultura.

A gastronomia está ligada às técnicas de cocção e ao preparo dos alimentos, ao serviço, às maneiras à mesa e ao ritual da refeição.

Neste contesto as técnicas culinárias, além dos conhecimentos do cozinheiro, também prescindem de utensílios profissionais. Em geral, quando começamos cozinhar, utensílios não parecem ser tão importantes, uma panela é uma panela, mas o segredo está como usá-la, não é tão simples assim.
Os utensílios são muito importantes, quase como ingredientes de qualidade, porque eles permitem que se faça a receita em perfeitas condições.

Se usarmos utensílios comuns e a receita der errado, será quase impossível saber onde o problema ocorreu. E para o conforto no trabalho, é muito mais fácil usar bons utensílios.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *