Segredos e Dicas: Como tirar Self ou foto perfeita com Celular ou Smartphone


Neste Admirável Mundo Novo(New Brave World)*, onde boa parte da interação social é feita através de redes sociais como: Facebook, Google plus, Instagram , Pinterest, entre outros. As fotografias tornaram-se onipresente neste mundo digital. E por este motivo, resolvemos criar um guia de como tirar selfies e fotos perfeitas usando apenas seu celular, Iphone e smartfone. Neste artigo, ensinaremos os segredos escondidos em seu aparelho móvel que poderão fazer você tirar aquela foto especial. Para isto ensinaremos como configurar sua câmera e a usar a luz a seu favor.

Navegando um pouco na web, não é difícil encontrar, nesta nova era das redes sociais, Selfies e fotos com baixa qualidade, em alguns casos, fotos extremamente escuras, em outros, fotos com muita iluminação ou ruido em excesso. Isto acontece, principalmente, porque a maiorias das fotos são tiradas com celulares e smartphones com as configurações automáticas. O uso de flash a noite também não melhora a situação, visto que, neste último caso os olhos refletem muita luz, o que por sua vez, proporciona fotos distorcias e extremamente iluminadas.

Antes de mais nada, precisamos alertar que não se pode tirar fotos perfeitas como a de uma câmera profissional com seu celular, smartfone ou iphone; mas pode-se chegar bem perto, sabendo usar os recursos corretos. Outro detalhe a ser considerado, os celulares com câmera frontal de baixa resolução para self não conseguem tirar fotos de qualidade, isto deve-se ao fato de usar baixa resolução. Este problema vem sendo corrigido nos smartphones e celulares mais novos, em que a câmara frontal possui resolução cada vez maiores.

Tirar fotos não é apenas capturar “imagens”, luz e cores, mas um processo artístico, que depende, antes de mais nada, da visão do fotógrafo. Há inúmeros estilos de fotografias como: fotografias escuras, nítidas, com fundo borrado, etc… E para cada efeito ou estilo é exigido configurações de câmeras especificas. Este guia não tem a pretensão de formar profissionais em fotografia, mas sim, ensinar como tirar fotos com a melhor qualidade de celulares e smartsphones.

Você irá perceber, ao longo deste artigo, que a câmera de seu celular ou smartphone tem inúmeros recursos, que podem ser ajustados para cada tipo de situação e iluminação. Saber como lidar com configurações de ISO (Sensibilidade fotográfica) e EV (valor de exposição), podem, fazer a diferença entre a foto perfeita e a foto com baixa qualidade. Prontos? Agora é hora de aprendemos a usar os recursos de nossa câmera.

ISO (Sensibilidade fotográfica)

O ISO(International Standards Organization), antigamente conhecida nas câmeras analógicas de ASA, é a medida da sensibilidade do sensor da câmera à luz que que incide na mesma. Em termos simples é a sensibilidade à luz ambiente. Os valores do ISO aumentam ou diminuem esta sensibilidade, em efeito prático, deixando a foto mais iluminada ou menos iluminada. Nos celulares, iphones e smartphones mais novos as configurações automáticas de ISO costumam ser boas, mas é bom saber como funciona para tirar o máximo de sua câmara.

A maioria dos celulares, smartphone e iphones, tem o ISO que varia de 100 a 1600. E a cada vez que o ISO é aumentado a sensibilidade do sensor dobra, isso significa que a foto fica mais clara quanto maior for número do ISO. Porém, quanto maior for o número do ISO menor será a qualidade da foto, pois, aumenta o ruido na foto, popularmente chamado de efeito de granulação.

Por este motivo em ambientes claros deve-se usar o menor número de ISO possível mantendo a qualidade, e em ambientes escuros aumentar o ISO para obter fotos mais claras.

E aqui vai o primeiro grande segredo: Usar o menor número de ISO possível, mantendo a luminosidade da foto. Em outras palavras, Usar o menor ISO, desde que, a foto continue iluminada. Antes de tirar a foto final faça testes com os valores do ISO para encontrar este valor.

ISO do Smatphone

 

EV ( valor de exposição)

O EV (valor de exposição) em termos simples, é o valor da exposição à iluminação ambiente. Esta configuração está relacionada intimamente ao brilho da foto, o que pode alterar a qualidade da mesma, pelo excesso ou falda da mesma.

Nos aparelhos de celular e smartphones, as configurações de Ev variam dentre -2 e 2. Sendo 0 nenhuma compensação (Correção) de exposição.

Aqui o segredo é: Depois de escolher a ISO apropria, o ideal, é tirar fotos com todas as configurações de EV disponível e comparar o resultado no seu display.

O segundo segredo é que em ambientes escuros usa-se EV positiva, e em ambientes claros EV negativas. Mas objetos no campo de visão podem alterar esta regra, por este motivo o melhor é precaver e testar todos os valores de EV para procurar a melhor exposição possível.

EV do Smartphone

WB (Balanço de Branco)

Nossos olhos (e cérebro) reconhecem o branco em qualquer situação de variação de luminosidade, porém, nossas câmaras de celular e smartphone não tem a mesma capacidade. Por este motivo, às vezes, as configurações automáticas de WB (balanço do branco) costumam falhar em nossos equipamentos.

O WB (Balanço de Branco) é o processo de remoção de cores reais, com o objetivo de tornar branco o que aparenta ser branco para o sensor da câmera. O correto balanço do branco depende da ,do que é chamado, “Temperatura de cor” do ambiente ou fonte luminosa. Um WB ( balanço de branco) incorreto pode gerar imagens com azul, laranja e verde; que são irreais aos nossos olhos.

Explicar o que é “Temperatura de cor” pode ser muito complexo e com termos muito técnicos que fogem ao escopo deste artigo, porém, vou tentar descrever ela de forma sucinta. A “temperatura de cor” descreve o espectro de cores irradiada de um corpo negro a certa temperatura.

Não exite um segredo no uso do WB, mas podemos obter efeitos interessantes com ele. O que indico é mudar as configurações de WB e verificar no visor como a foto irá ficar. E também configurar o WB de acordo com a luz ambiente conforme as opções de se celular ou smartphone. A maioria dos aparelhos tem as opções: Luz do Dia, Nublado, Azulado e Fluorescente. Normalmente se utiliza com mais frequência as opções Luz do dia e nublado, autoexplicativo, o Azulado faz a foto tender muito para o Azul e em lugares com iluminação de luzes fluorescentes usar a opção Fluorescente, também, autoexplicativa.

WB do smartphone

* Referência ao livro de Aldous Huxley, Admirável mundo novo, título original New Brave World.


Você também pode gostar de:

2 Comentários

  1. Dan disse:

    Gosto muito de fotografar, e essas dicas de foto são muito boas! Parabéns.

  2. Joel disse:

    Oi boa noite uma selfe é bem melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *