Panelas – frigideiras – Caldeirão – Chapas – Utensílios de cozinha profissional e básico


Os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes crus e cozidos. Dentre suas diversas utilidades podemos citar: tirar a pele, drenar, moldar, tirar caroços, ralar e amassar.

Se usarmos utensílios comuns e a receita der errado, será quase impossível saber onde o problema ocorreu. E para o conforto no trabalho, é muito mais fácil usar bons utensílios.

As panelas devem ter cabos compridos, à prova de fogo, com peso suficiente para assentar com segurança sobre o fogo mas não muito pesadas, devendo distribuir o calor por igual.

Frigideiras Panelas Antiaderente

Panelas e Frigideiras

1 – Frigideiras são panelas largas, baixas, de fundo achatado, têm vários tamanhos. Usadas em geral para fritar rapidamente alimentos em pedaços finos. As de metal pesado são boas condutoras de calor são as mais requisitadas pelos cozinheiros profissionais, cabos compridos e retos facilitam seu manejo.

2 – Frigideiras antiaderentes têm uma camada de um produto antiaderente recobrindo-as, dispensando o uso de óleo ou gordura. Deve-se ter cuidado especial para evitar que essa camada seja riscada.

3 – Panelas os utensílios mais usados na cozinha são encontrados em vários tamanhos e formatos, baixas e fortes, outras grandes e fundas. São diferenciadas por sua capacidade em volume.

4 – Panela dupla é composta de duas, ou mais panelas, uma com fundo largo e a outra menor cabendo dentro ou sobre a maior. É usada para cozinhar alimentos delicados em banho-maria, evitando o fogo direto.

Caldeirão Caldeira Grelha

Caldeirão e Grelhas

   1 – Caldeirão – do Latim caldarium, banho quente – É uma panela grande, usada para cozinhar grandes quantidades de comida sobre uma fogueira. Panela para cocção de alimentos de grandes dimensões, com alça ou alças e de forma cilíndrica ou esferoide, com fundo chato, usado princialmente para cozimento em água fervendo, macarrão por exemplo.

2 – Panela a vapor é um recipiente com furos, colocado dentro de uma panela fazendo com que os legumes sejam cozidos só com o vapor da água. Também conjuntos de panelas a vapor que podem ser encaixadas uma sobre a outra.

3 – Chapa é um utensílio baixo e pesado, geralmente de ferro fundido, ou com revestimento antiaderente é excelente condutor de calor. Usada para fritar bolinhos, panquecas; para grelhar peixe, carne e legumes.

4 – Frigideira para panqueca é tradicionalmente confeccionada em ferro fundido, é uma frigideira baixa é ideal para fazer panquecas e tapiocas perfeitas.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *