Panela de pressão – Omeleteira – Wok – Caçarola – Utensílios de cozinha profissional e básico


Omeleteira – Wok – Terrina – Ramekin – Caçarola – Panela de pressão

Os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes, podemos citar a omeleteira, o wok, as terrinas, as caçarolas e caldeirões, sem deixar de mencionar a mais usada na cozinha, a panela de pressão. Utensílios que bem usados na cozinha do dia a dia, ou na cozinha profissional fazem com que preparemos nossas receitas com mais facilidade e conforto.

Frigideiras - Wok - Panela de pressão1 – Omeleteira é uma frigideira especial com o fundo pesado para distribuir o calor por igual, as laterais curvas, levemente oblíquas, permite que o omelete pronto deslize facilmente para o prato.

2 – Frigideira funda ou caldeirão para peixe é pesada, com tampa e uma cesta de arame com cabo. Usada para fritar com bastante óleo, permite mergulhar o alimento no óleo e depois suspendê-lo para escorrer o excesso de óleo.

3 – Panela de pressão é funda, pesada, com tampa contendo um manômetro e válvula de segurança, utiliza o vapor interno da panela para cozinhar os alimentos num tempo menor.

4 – O wok , uoque ou tacho é um utensílio básico da culinária asiática, tem a forma de uma meia esfera metálica ou cerâmica, com duas alças ou cabo. O wok é comumente revestido internamente com uma camada de carbono, que lhe confere uma camada antiaderente e proteção contra a oxidação. Alguns modelos acompanham uma espátula de metal com cabo longo, com curvatura adequada ao formato do wok, outros têm o fundo plano, dando-lhe uma forma semelhante à de uma frigideira. É usado para frituras, para refogar e cozinhar no vapor.

Caçarolas - Terrinas - Ranekins 1 – Caçarolas podem ser de ferro, barro, alumínio, porcelana e outros materiais. A caçarola é um utensílio culinário da família das panelas, um recipiente geralmente com tampa utilizado para cozinhar sobre as bocas do fogão. É indicada para o preparado de cozidos e ensopados.

2 – Terrina é um recipiente comumente com tampa em forma de panela, também chamada de sopeira, geralmente ornamentada e encontrada em vários materiais, metal, esmalte, louça, porcelana ou cerâmica. São usadas para cozinhar e servir a sopa à mesa.

3 – Ramekin, ramequim ou tigela cerâmica, são formas individuais para suflê, para assar manjares e pudins. São geralmente redondos, com paredes retas verticais, feitos de vidro, porcelana ou pedra e tradicionalmente canelados, o fundo não vitrificado faz com que o calor penetre rapidamente no alimento.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *