Noções básicas para montar um PC


1 – O computador pessoal (pc) é composto de placas eletrônicas muito sensíveis às intempéries, toques, eletricidade estática. Portanto nunca toque nos contatos de Placas, Memórias e outros componentes. Estes contatos podem facilmente queimar os componentes eletrônicos. Além disso, a oleosidade da pele facilita a oxidação e o acúmulo de impurezas nos contatos, que gera mal contato nas placas.
2 – Ao adquirir os componentes certifique-se que são compatíveis com sua placa mãe. Estas informações podem ser obtidas no manual da placa mãe. Antes de comprar uma placa certifique-se se sua placa mãe tem um slot compatível livre.

3 – Todo computador é dividido em Hardware e Softwares.
3.1 – O Hardware, é a parte física do computador, ou seja, as Placas, Chips, Conectores, Cabos e etc.
3.2 – Os Softwares, são os “programas”. O software mais importante é o sistema operacional. Um Sistema Operacional é um conjunto de rotinas executadas pelo processador, da mesma forma como qualquer outro programa. Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, gerenciando os diversos recursos disponíveis no sistema.
O Sistema Operacional executa basicamente duas funções:
– Facilita o acesso aos recursos do sistema;
– Compartilha de forma organizada e protegida os recursos do sistema.
O Sistema Operacional torna a interação entre o usuário e o computador mais simples, confiável e eficiente.

Oque se deve saber ao manusear componentes eletrônicos

A eletricidade estática:
Pra quem vai montar um micro. É necessário saber algumas coisas da eletricidade estática.
Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma tornam-se carregados de carga elétrica, ou eletrizados.
Quando se tem contato frequente com máquinas elétricas, ficamos expostos ao campo magnético da eletricidade, tendo assim um alto acúmulo de energia estática. Esse fato aliado à baixa umidade do ar e ao tipo de material dielétrico do piso pode fazer com que haja um alto acúmulo de energia estática no corpo. Assim, quando uma pessoa com muita energia estática acumulada toca em outra com cargas elétricas diferentes, ocorre o descarregamento dessa energia, originando os pequenos choques, no contato com componentes eletrônicos estas descargas podem queimá-los.
Para evitar essas pequenas descargas elétricas, profissionais que estão muito expostos a essa energia devem usar pulseiras especiais que descarregam as cargas elétricas com segurança.


Você também pode gostar de:

1 Comentário

  1. Josue Castro disse:

    Muito legal, foi bom saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *