Energia solar fotovoltaica


Os sistemas fotovoltaicos captam a radiação solar, entre 0.25 e 2.5 μm, para converterem diretamente em energia eléctrica.
Esta conversão é efetuada por materiais chamados semicondutores, sendo o de uso mais generalizado o silício. A partir do silício são produzidas células fotovoltaicas que são reunidas em painéis fotovoltaicos.

Os painéis fotovoltaicos, tal como os colectores solares térmicos, também devem ser montados em locais isentos de sombras, orientados ao Norte (no hemisfério Sul) e, de preferência com uma ligeira inclinação relativamente ao plano horizontal. Porém, muitas vezes por falta de espaço, são montadas células fotovoltaicas em paredes de edifícios no plano vertical, portanto, sendo esta uma solução de menor rendimento.
A produção de energia elétrica através de sistemas solares fotovoltaicos, apesar do seu custo inicial alto, já é a solução competitiva para algumas aplicações, como eletrificação de edifícios de habitação e outros em locais afastados da rede elétrica, o bombeamento de água para em locais remotos, a alimentação elétrica de retransmissores telefônicos, tv, rádio, a alimentação de satélites, entre outras aplicações.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *