Como laquear moveis


Ao renovar a decoração, ou dar acabamento a um móvel ou artesanato, é possível fazer sem ajuda de um profissional e gastando pouco. A laqueação de móveis ou artesanatos é uma ótima opção. Transformar peças de mobiliários antigos em peças modernas e acabamento com valor decorativo e aspecto profissional.

Requer alguma prática e experiencia, mas nada que não possa ser aprendido rapidamente. Comece numa peça pequena, para treinar a técnica seguindo o passo a passo.

Quando se sentir familiarizado com a técnica e os materiais nela utilizados, ponha mãos à obra.

Material necessário:

Espatula

Pincel, ou rolo, ou pistola para pitura e compressor de ar

EPIs: Luvas, mascara, óculos e roupa adequada

Lixas para madeira grana 280 e 320

Massa rápida para madeira (se necessário)

Prime próprio para o tipo de laca

Tinta automotiva ducco, ou esmalte sintético automotivo, ou tinta PU

Thinner ou solvente apropriado para o prime e tinta escolhidos

Passo a passo:

Para começar, você precisa preparar a superfície da peça, lixe bem a superfície de modo a retirar todas as imperfeições. Passe um pano ou soprador para retirar todo o pó, da peça.

Prepare o prime de acordo com o indicado pelo fabricante, para o tipo de ferramenta que vai utilizar na aplicação (Pincel, ou rolo, ou pistola para pitura e compressor de ar). Aplique o prime de preferencia em demãos cruzadas, uma demão num sentido, espere secar e aplique outra demão cruzando a primeira.

Se necessário aplique a massa rápida para corrigir alguma irregularidade na madeira. Aguarde o tempo de secagem da massa e lixe a superfície para regularizar, use a lixa grana 280 no primeiro lixamento, depois a lixa grana 320 para um acabamento mais liso. Passe um pano ou soprador para retirar todo o pó, da peça.

aplic-fundoAplicando o fundo

Prepare a tinta de acordo com o indicado pelo fabricante e aplique a tinta com trincha, pincel, rolo ou pistola para pintura. Em qualquer dos modos de aplicação que escolher, a aplicação deve ser uniforme, em várias demãos. Entre cada demão aguarde o tempo de secagem da tinta, conforme o indicado na embalagem da tinta, se necessário lixe levemente com as lixas 280 e 320 para retirar poeiras e outras imperfeições.

Enfim a ultima demão e um belo resultado para beleza do seu móvel ou artesanato.

laqueadoLaqueado final


Você também pode gostar de:

8 Comentários

  1. JORGE disse:

    Muito proveitoso

  2. Bona disse:

    Gostei muito da explicação.

  3. jane disse:

    gostei da esplicacao.

  4. JORGE disse:

    Muito legal mesmo.

    • Vera Regina Nunes Vilanova disse:

      A explicação foi boa, mas só vendo o resultado para avaliar. Vou testar! Agradecida!

  5. Paulo disse:

    Bacana… No caso vou fazer com Tinta Automotiva Sintético e usar o Prime próprio para o sintético. Posso passar o verniz normalmente?

  6. Valdomiro disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *