Como fazer ovos perfeitos – tudo sobre ovo


Como cozinhar ovos perfeitos

Cozinhar perfeitamente um ovo é simples, use as técnicas aqui demonstradas e faça bonito na cozinha. Sempre use ovos frescos e na temperatura ambiente.

Coloque os ovos numa panela com água fervendo e uma pitada de sal. Conte o tempo da água voltar a ferver:

  • Para ovos quentes, deixe cozinhe entre 3 e 4 minutos. Retire-os com uma colher com furos e coloque no recipiente para ovo quente, corte a parte superior com uma faca. Retire o tampo e qualquer pedaço de casca que possa ter caído no ovo. A clara deve estar levemente firme e a gema mole.
Ovo quente - ovo duro

Ovo quente – ovo duro

  • Para ovos duros, deixe cozinhe entre 6 e 10 minutos. Retire-os com uma colher com furos e mergulhe-os em água fria para não escurecer em volta da gema, tire a casca.

Ovo pochê

Use ovos frescos e uma frigideira larga. Não coloque mais de 4 ovos por vez, assim você controla melhor o tempo de cozimento.

Ovo pochê

Ovo pochê

Numa frigideira com água fervendo sem sal, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco. Apague o fogo, quebre os ovos dentro e tampe. Deixe-os até que as claras estejam opacas, aproximadamente 3 minutos. Retire com uma escumadeira. Sirva em seguida.

Ovos mexidos

Para preparar ovos mexidos cremosos e perfeitos é necessário cozinhá-los em fogo baixo e mexer calmamente sem parar. Se mexer rápido de mais, os ovos ficarão duros e borrachudos. Para duas porções, utilize 4 ovos, 2 colheres (sopa) de leite ou de creme de leite e temperos a gosto.

Ovo mexido

Ovo mexido

  • Numa tigela coloque os ovos, o leite ou creme de leite, tempere com sal e pimenta a gosto. Bata com um garfo aproximadamente 1 minuto.
  • Numa frigideira derreta manteiga o suficiente para cobrir o fundo, quando a manteiga estiver espumando, despeje a mistura batida.
  • Baixe o fogo e mexa sem parar com uma colher aproximadamente 8 minutos, e por mais 2 minutos fora do fogo. Sirva em seguida.

Continuar lendo na próxima página ==>


Páginas: 1 2 3 4 5

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *