Assadeiras – tabuleiros – Utensílios de cozinha profissional e básico


Fôrmas – assadeiras – tabuleiros

Os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes, podemos citar as fôrmas, assadeiras, tabuleiros. Existem vários tipos de assadeiras: Com furo no meio, com fundo removível, fôrma de rocambole, de pão, de torta, torta aberta e aro para torta. São extremamente necessárias na cozinha, pois são utilizadas para o preparo de uma infinidade de receitas.

Espetos assadeiras tabuleiros

Espetos assadeiras tabuleiros

1 – Formas, assadeiras, ou tabuleiros, retangulares ou ovais, com a base chata, paredes verticais ou levemente inclinadas. São usadas para assar carnes e outras receitas. Há assadeiras de todos os formatos e tamanhos.

2 – Grades e suportes são usados principalmente dentro de assadeiras para escorrer gorduras e sucos de carnes que estão sendo assadas. Também para descansar pães depois de assados.

3 – Espetinhos de metal são compridos, finos e pontiagudos, usados para espetos de carne e legumes, espetar batatas assadas e verificar o ponto do assado.

Fôrmas assadeiras tabuleiros

Formas, assadeiras e tabuleiros

4 – Formas, assadeiras e tabuleiros, tem muitos tipos, com diversas utilidades na cozinha, dependendo da receita a ser executada:

  • As assadeiras para bolos, normalmente de metal, quadradas, redondas, retangulares ou com formatos decorativos, fundas ou rasas. São usadas para assar bolos, pudins e uma infinidade de usos na cozinha.

  • A fôrma com furo no meio é usada para assar massa pesada, o furo no meio permite que o calor atinja o centro do assado, já no caso de massa leve e aerada, o furo mantém a massa crescida.
  • A fôrma com fundos removíveis, tem a base removível que facilita o desenforme de sua receita.
  • A fôrma de rocambole é rasa e retangular, usada especificamente para assar pão de ló.
  • Assadeiras – tabuleiros, geralmente de metal retangular, as vezes com bordas onduladas. As assadeiras pesadas são essenciais para conduzir o calor e evitar que deforme. São conhecidas também como fôrmas ou tabuleiro. Assadeira de frango por exemplo.

  • A fôrma de pão, geralmente é retangular, funda, comprida e estreita, é usada para assar pães e patês. As fôrmas de torta, geralmente são rasas, redondas e com paredes inclinadas, podem ser de vidro, metal ou porcelana, Podem ser levadas à mesa.
  • As fôrmas de torta aberta são redondas e baixas, as vezes caneladas com base removível. São usadas para tortas abertas, fechadas e quiches.
  • Aro para torta aberta, de metal, liso ou ondulado, sua base é removível e sua lateral em forma de aro com um fecho, que ao ser aberto facilita o desenforme da torta.
  • A assadeira de pizza, geralmente é redonda com medida de 30 x 2 cm, embora exista assadeiras de vários tamanhos. Sábado é dia de pizza? E que tal colocar a mão na massa, criar um sabor especial e servir na própria assadeira? Que delícia!

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *