Afiando formão, cinzel e lâminas planas de plaina


Antes de afiar, alise a parte traseira do formão, cinzel ou lâmina da plaina.
É impossível obter uma aresta cortante em um formão ou plaina se a parte de trás da lâmina não estar plana e bem lisa.
Pressione a parte traseira da lâmina contra a pedra de afiar e mova a lâmina para trás, até torná-la perfeitamente plana e uniformemente brilhante ao longo da aresta de corte.
afiando-formao
O processo de afiação nos cinzéis, o ângulo de afiação é de 20º a 25º e dos formões o ângulo é de 25º a 30º.
Segure a ferramenta com o ângulo correto para obter o bisel (corte oblíquo em aresta ou quina; chanfro, chanfradura) pretendido.
Encoste a borda plana da lâmina sobre a pedra de afiar, com o bisel para baixo, com uma mão segure firmemente a ferramenta sobre a outra, levante ligeiramente a ferramenta para dar o ângulo correto, mais cinco graus que o ângulo afiado.
Afie o bisel deslisando a lâmina firmemente de um lado para o outro da pedra lubrificada, com o cuidado de toda a parte cortante estar em contato com a pedra.
Quando tiver um bisel com aproximadamente 1 mm, continue o processo com uma pedra mais fina. O toque produzirá uma rebarba no reverso da lâmina. Para eliminá-lo vire a ferramenta e afie ligeiramente, isto eliminará a rebarba e dará uma borda afiada.
Pode-se usar dispositivos para manter o ângulo da ferramenta constante em relação à pedra de afiar, tornando o trabalho de afiar bem mais rápido e preciso.


Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *