Afiando facas serrilhadas


Esse tipo de faca exige afiadores diferentes dos empregados em lâminas lisas. Um afiador para faca serrilhada é uma lima em forma de bastão cônico, para acomodar serrilhados de tamanhos diferentes.
As facas serrilhadas geralmente não têm uma aparência idêntica em ambos os lados, de um lado, a face da lâmina tem a mesma angulação até a borda cortante e no outro, a face da lâmina é desviada levemente para baixo um pouco antes de alcançar a borda serrilhada, chamado plano de desbaste, ou bisel. Use a lima apenas nesse lado.
afiando_faca_cerrilhada_1
Posicione a haste da lima numa das ranhuras dentadas (ou garganta), mantendo-a sob um ângulo pequeno em relação ao plano de desbaste. Se a haste for cônica, posicione-a na garganta de forma que elas tenham o mesmo diâmetro.
Afie cada ranhura dentada, usando movimentos curtos e sempre para fora da lâmina. Algumas passadas são suficientes em cada uma. Depois de afiar as ranhuras, passe os dedos ao longo da parte detrás e verifique se há rebarbas. Lixe todas as rebarbas deslizando a faca contra um papel de lixa de granulação fina; ou, passe a haste afiadora levemente contra a parte traseira de cada ranhura, tomando cuidado para não aplicar uma pressão maior do que a necessária para remover as rebarbas; ou ainda se preferir faça cortes num papelão ondulado para remover as rebarbas.
Se a faca for serrilhada apenas em uma parte do comprimento da lâmina, afie o restante dela com uma pedra de amolar ou outra ferramenta para essa finalidade.
Lembre-se que um lado da lâmina é plana e o outro cônico. Afie apenas o lado cônico. A partir da extremidade, combinando o ângulo original e o diâmetro das ranhuras.


Você também pode gostar de:

1 Comentário

  1. Onde encontrar afiador de facas serrilhadas em forma de bastão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *